segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Postal de Barcelos

Para esta proposta de trabalho, tinha que fazer um postal da cidade de Barcelos original. Uma das questões mais pedida era evitar os clichés já existentes (fotografias chapadas dos monumentos, o Galo de Barcelos...). E o único entrave é que o postal tinha que poder ser enviado pelos correios sem envelope.

Para evitar os clichés, fiz uma longa pesquisa sobre a nascença de alguma personalidade importante para a cultura portuguesa. E com isto, descubri que Gil Vicente, o pai do teatro português, segundo o padre da época, nasceu em Barcelos. Segundo os historadores, é natural de Guimarães. Ora, naquela época, a religião tinha grande relevância neste tipo de situações, logo, usei essa situação para o meu postal.


Ideia

Na pesquisa tomei logo posição que não queria usar nem o Galo de Barcelos, nem os Monumentos da cidade, e queria tirar proveito do facto de Gil Vicente ser Barcelense e do meu conhecimento da peça “Auto da Barca do Inferno”.

Com isso pensei logo tentar representar um mini-cenário da peça no postal. Usar a capa para divulgar o facto de o teatro ter “nascido” em Barcelos, e na parte interior do postal de um lado o mini-cenário e do outro, uma zona para escrever uma mensagem, e na contra-capa o local para por o selo e a morada.
E numa pequena inscrição sobre Gil Vicente e a sua obra, Auto da Barca do Inferno, estaria uma indicação de um site onde poria ler a peça (e se possível, também traduzida em inglês) para quem quisesse representar exactamente a peça.

Ao ver trabalhos feitos em papel, vi livros em Pop-Up (engenharia do papel) e achei que era excelente fazer o mini cenário do Auto da Barca do Inferno.

Com algumas tentativas e alguma pesquisa consegui realizar um barco em Pop-Up, e a partir daí comecei a desenhar o postal.



Desenvolvimento do Projecto

Com algumas tentativas de montar os barcos para recriar o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, pude concluir que tinha de fazer um postal grande pois é a dobra do papel que faz com que o barco levanta-se e ficasse em 3 dimensões, para obter 2 barcos, tinha de ter duas dobras. Entre os dois barcos tem um cais, desenhado no papel em perspectiva.

Inicialmente, tinha pensado em colorir com lápis aguarelavéis e depois uma camada de água para dar o aspecto de aguarela. Só não obtive o efeito pretendido e tive que mudar de ideia.

Em relação á agua onde estarão os barcos no postal, usei uma fotografia que tirei de uma praia, e com o efeito artístico – dry brush do programa Adobe Illustrator Cs4, dei uma textura diferente e não tão ligada à fotografia, mas a continuar a dar a noção de água. Quanto aos barcos com uma fotografia de madeira, ilustrei os dando a ilusão de ser de madeira verdadeira. As lonas dos mastros dos barcos também estão ilustradas com fotografias de pano.

Quanto ao cais, inicialmente foi ilustrado com a mesma fotografia utilizada para os barcos, mas não dava o efeito pretendido, ficando muito forçado. Com isto, pensei em fotografar um passadiço de traves de madeira, e usar essa fotografia para ilustrar o cais.


Para a parte exterior, como estava a tratar de um tema “medieval”, considerei que ilustrar a parte exterior (a capa) como se fosse uma porta para criar alguma curiosidade para o que estaria no interior.

Utilizei também o efeito artístico – dry brush que o programa Adobe Illustrator Cs4 proporciona, para dar um aspecto diferente, e não tão realista, pois o próprio tema é surreal. Do lado direito, tem uma frase que indica que em Barcelos nasceu o teatro português, e a sua respectiva tradução em inglês. Do lado esquerdo, tem uma espécie de bolsa (Deixe o seu testemunho) com um papel dentro para o cliente puder escrever uma mensagem e com alguma privacidade, e até pudera anexar uma fotografia, bilhetes, flyers… 



Na “contra-capa”, do lado esquerdo, escrevi um texto que basicamente explica o porquê daquele cenário, com tradução em inglês e a indicação do site com o texto da peça. Do lado direito, tem o lugar específico para a colocação da morada, do selo (nacional e internacional) e com espaço para a colocação da leitura óptica do Posto de Correios.

Em todo postal usei o mesmo tipo: Perpetua. Por ter serife dava um aspecto antigo, não tão sofisticado como um tipo sem serife, que se adequava a este projecto. No nome de Gil Vicente usei um tipo manuscrito, Vladimir Script, para dar a ilusão de assinatura.
A segunda fase deste projecto foi elaborar as personagens. Como pessoalmente não tenho muita experiência em criar personagens de raiz, decidi fazer de outra forma. Uma das características de Barcelos é a cerâmica, e têm uma representação, também, muito característica, decidi usar isso para fazer publicidade a esta arte do povo, e estar dentro do tema.



A maior dificuldade que tive foi arranjar as personagens todas para terminar com sucesso esta parte. Daí só ter algumas. Como os trabalhos em cerâmica estão em lugares separados pelo Museu da Olaria estar em obras, alguns estão até guardados e de difícil acesso. Fiz as que arranjei para fotografar e assim fica o conceito.


Nas parte detrás de cada marcador com a personagem, escrevi uma pequena descrição da personagem com a indicação do seu nome/designação.


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