Processo de trabalho
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2LBojnVdGo5YUfs6xcHtICIUaoA176LjfcPZyP9__JT8h-ypucblk5dN3bN6HvRDGEF-e4jE7ZDJ42rt_TeC_9FPYHzYxRew_94PYid9gqQSJtY3-k2fot_GMPQBeEgMVDarR8F02ULE/s320/D+inteiro.jpg)
Em grupos de 2 elementos, tínhamos que desenvolver um conjunto de materiais de comunicação respondendo ao resumo do projecto do Dia D. Deve ser criada a imagem para 2 eventos, de forma coordenada: “Dia D” e “Amostra D”.
O Dia D era um dia dedicado a conversas com designers reconhecidos nacionalmente e internacionalmente sobre Design. A Amostra D era uma exposição de trabalhos feitos em design gráfico e industrial no IPCA.
Para a definição da estratégia de comunicação deve ter-se em consideração a seguinte hierarquia:
– principal evento a promover: “Dia D”
– evento paralelo: “Amostra D” (exposição subsidiária do evento “Dia D”).
A imagem do evento deve seguir o mesmo esquema conceptual do programa do “Dia D” do ano anterior, ou seja, uma dicotomia proposta a partir da imagem, que deverá ilustrar o conceito geral de “design”.
Para tal, o aluno deverá fazer um estudo de todo o material de comunicação já realizado para as edições do “Dia D”
Começamos assim por Traçar as características dos cursos de Design Gráfico e Industrial. Chegamos à conclusão que o Design Gráfico trabalha maioritariamente com suportes 2D (cartazes, brochuras, flyers, etc.) e Design Industrial com 3D (mobiliário, embalagens – garrafas de água… etc.). Como o Dia D fala do design em geral, consideramos importante salientar estas características.
Com esta pesquisa, pensamos na possibilidade de trabalhar com letras (característico do curso de Design Gráfico) em 3D (característica do curso de Design Industrial). Por isso, ponderamos procurar objectos em forma de letras, isto é, a letra A ser uma cadeira, B um banco… Só que não seria perceptível a ideia e era muito difícil encontrar objectos com essa forma tão saliente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSyKezBaSLZj-WyuYUdnSqAnUDVVnD-BO8ahTdcl5eYtxRnkg9ibW6I9US-Lr-DCHOS1NVoWQb0q9dKotE9EkLC-4exDbvrgfEnFK_8UcujlzHKrKCRZgZmzKIWc02gwrjKWgjeaPj-N8/s640/cartaz+D3.jpg)
Procuramos formas de culinária mas não encontramos. Como tal, pesquisamos materiais moldáveis mas resistentes.
Surgiu-nos um material idêntico à plasticina mas um pouco mais rijo e que depois pode ir ao forno para ficar sólido e definitivo, conhecido por FIMO.
Como uma a letra D impressa, começou-se a moldar e a montar o D. Depois de cozido, foi lixado e polido, obtendo assim a forma final.
Inicialmente, fotografamos o D com sombras, mas ficava muito estranho. No programa Adobe Photoshop modificamos-lhe a cor para o azul característico da Escola Superior de Tecnologia. Deste do inicio pensamos em fazer os flyers como um puzzle, a brochura desdobrável e a montra com peças do D.
A tipografia inicialmente escolhida foi a Calibri. Mas por ser tão usual, tornava o cartaz sem interesse. Daí tivemos de procurar várias tipografias: sans serif e serif. Escolhemos para sans serif o tipo Frutiger, e serif Palatino Linotype.
Fizemos várias tentativas para a fotografia do D, digitalizamos e fotografamos com sombra mas menor e mais marcada. Sem sombra como ficou digitalizado, o D perdia a forma 3D, o que ia contra a nossa ideia. Assim ficou a fotografia com sombra diferente da inicial.
Com alguns ajustes na disposição das caixas de texto no cartaz, na brochura e nos flyers obtemos assim o cartaz final, a brochura desdobrável, os flyers-puzzle. A montra já tinha sido planeada desde do início do projecto.
![]() |
Simulação da montra |
![]() |
Brochura planificada - inclui a capa e a contra capa (mapa) |
![]() |
Brochura planificada - interior |
Sem comentários:
Enviar um comentário