terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Cabelos de Relva" - Ilustração Infantil

Técnicas: colagem de fios de algodão, lã, cordel... papel de seda, papel de cavalinho, caneta.

Para este trabalho, e último do 2ºano em Desenho, tinha que fazer 3 ilustrações de dupla página para um livro infantil.

Como o tema era sobre cabelos, usei colagens como técnica para este trabalho, mais precisamente linhas de algodão, lã e poliéster.

Para a capa e contra-capa (imagem acima) inventei duas personagens, uma espécie de polvo de cabelos de relva, e um caniche de pêlo aos caracóis de relva.

Usei as flores para dar dinamismo e criar um plano preenchido, sem buracos de vazio.

Técnicas: colagem de fios de algodão, lã, cordel... papel de seda.

Para as guardas, fiz um mar de cabelos de relva a "entrar pelo livro dentro". Mantive as flores para criar ligação com a capa.

Técnicas: colagem de fios de algodão, lã... cortiça, k-line, filtro, papel de aguarela, cartão prensado, tecido de algodão cru, aguarela, acrílico e cera de vela.
 Na ilustração de interior, ilustrei a parte da história que a esposa do barbeiro infeliz por ser careca, põe fertilizante das plantas na loção capilar.

Do lado esquerdo represento os braços da senhora a colocar o liquido noutro frasco. E do lado direito o líquido a escorrer do frasco da loção capilar e a nascer ramos de dentro dele.

Brasileiro - Ilustração de um Título

Para este trabalho tinha que ilustrar um título de um artigo de uma revista (só uma página) - Brasileiro.

Como este artigo era sobre um músico brasileiro e ao seu país de origem, então pensei nos elementos que me lembravam o Brasil.

Embora fosse cliché ilustrar através da praia, mas é o elemento que encontrei que criei o ambiente tropical e alegre do Brasil.

Para isso, usei areia amarela (de decoração) e sobre uma cartolina branca moldei uma letra de cada vez a criar uma "praia". Usei búzio pintados a acrílico para lhes dar cores vivas e criar contraste com o amarelo da areia. Dipus os búzios alternadamente para criar ritmo no título.

No Adobe Photoshop CS4 retirei o fundo, e trabalhei os brilhos e contraste para obter este resultado final.


Infografia - Evolução dos Vídeo-Jogos

Este trabalho foi feito em Desenho Computacional, em que tinha de desenhar uma infografia para jornal. Tudo o que colocá-se no plano tinha que ser desenhado no programa Adobe Illustrator Cs4.




















Comecei por investigar qual a primeira consola de vídeo-jogos e as "novidades" que surgiram até ao momento (início de Abril/2011). Desenhei consola por consola com o maior realismo que consegui, e coloquei por baixo uma legenda com o fabricante e dados inovadores sobre cada uma delas. Dispus por ordem de lançamento e por geração, criando uma linha de tempo e de evolução.

Coloquei um gráfico que repesenta a percentagem de vendas de jogos para as consolas de 6ª Geração (dados de 2008).

Depois procurei saber as zonas em PAL, NTSC e PAL/SECAM. É a codificação de cores nos sistemas de transmissão televisiva, que influencia a codificação de um jogo para a consola (com os LCD isso já não acontece).

E por último, coloquei uma tabela com o top 10 das consolas mais vendidas de sempre.

Ilustração para uma revista

Neste trabalho tinha como objectivo ilustrar um artigo de uma revista, que ocupava uma dupla página.

O artigo era sobre a artista Marnie Stern. Depois de ouvir e ver alguns vídeo-chips, cheguei à conclusão que ela só pudera ser um "ovni", pela forma como toca, pela estética dos vídeos, até pela própria voz. Achei também que ela tinha que se multiplicar para conseguir compor e tocar á sua maneira tão singular.

Então, como o elemento principal usei o corpo de uma guitarra. E a partir desta desenhei um extraterrestre com vários braços.

 Este é a ilustração inicial que fiz, sem fundo.

Como ficava um pouco esquisito sem fundo, posteriormente coloquei um cinzento com textura de papel amarrotado.

Segue-se o exemplo final com texto e com o fundo.